Jaicós- No Março Lilás, UBS Alberto Bessa Luz mobiliza mulheres para combate ao câncer do colo de útero

Para homenagear o Dia Internacional da Mulher, a Unidade Básica de Saúde Alberto Bessa Luz, localizada no bairro Nossa Senhora das Mercês em Jaicós, realizou nesta quarta-feira (14) a campanha “Março Lilás”.

A campanha de Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero, “Março Lilás” leva informação e estímulo a população feminina para os cuidados de prevenção contra a doença.

A coordenadora da equipe do Programa de Saúde da Família (PSF 9),  enfermeira Lorayne Crisanto, parabenizou as usuárias da UBS, falou da função e da importância da mulher na sociedade e destacou o objetivo da campanha ” Estamos promovendo a informação, o debate, e levando até vocês, a importância de prevenir o câncer de colo de útero”.

Lorayne concluiu dizendo que em no máximo em 60 dias a UBS Alberto Bessa Luz estará funcionando em outra casa, mas no mesmo bairro.

A Dra. Kelciane em sua palestra destacou a importância do Março Lilás: “As mulheres precisam ser conscientizadas desde cedo da necessidade da prevenção com a vacina contra o HPV além da realização de exames periódicos a fim de diagnosticar precocemente a doença. Buscamos cada vez a conscientização da população acerca da necessidade da prevenção contra o câncer de colo de útero”, completou.

Entenda

O câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres de todo o mundo e também no Brasil. Sua maior incidência se dá em mulheres entre 45 e 49 anos de idade e estima-se que o rastreamento sistemático e o tratamento de lesões precursoras possam reduzir a mortalidade pela doença em até 80%. O principal fator de risco é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) e já foram desenvolvidas vacinas contra os principais tipos oncogênicos do vírus. A redução da mortalidade decorrente dessa doença depende da adoção de medidas de prevenção primária, de diagnóstico e tratamento de lesões precursoras bem como do diagnóstico e tratamento adequados das lesões invasivas.

PREVENÇÃO

Assim como as campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul, o Março Lilás visa conscientizar as mulheres que a prevenção é a melhor forma de combater esse câncer.

As medidas de prevenção são simples. Toda mulher com vida sexual ativa ou a partir dos 25 anos deve fazer o exame preventivo, também chamado de Papanicolaou, todos os anos. É através desse exame que inflamações e alterações iniciais podem ser descobertas e tratadas logo, antes de evoluírem para uma doença agressiva e que pode levar à morte.

Além do exame preventivo anual, hoje já podemos prevenir a infecção pelos principais tipos de HPV associados ao câncer de colo uterino através da vacina contra o HPV. Essa vacina está disponível nos Postos de Saúde gratuitamente para meninas de 9 a 13 anos e devem ser tomadas as 2 doses para uma maior eficácia.

Apesar de ser mais eficaz quando administrada em meninas antes do início da vida sexual, mulheres mais velhas também podem se beneficiar do uso da vacina. Além disso, mesmo as mulheres que foram vacinadas devem continuar realizando o exame preventivo quando atingirem a idade recomendada.

Após a palestra foi realizado o sorteio de brindes entre as mulheres presentes, servido um vasto café da manhã, e também teve início o atendimento com a realização de exames preventivos.