Creche ‘Dona Calu’ é inaugurada em Jaicós e com capacidade para atender 120 crianças

Em concorrida solenidade realizada na manhã deste sábado, 1º de julho, o prefeito do município de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite (PSD), entregou à população uma importante obra, a Creche Proinfância tipo ‘C’. O novo Centro de Educação Infantil foi construído a partir de um convênio firmado entre o município e o Ministério da Educação, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e município. As obras foram iniciadas no ano de 2011, e só foram concluídas na atual gestão.

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DA SOLENIDADE!

A Creche, modelo padrão do FNDE, tem capacidade para atender a 120 crianças de zero a três anos de idade. É dotada de ambientes climatizados, essenciais para a aprendizagem das crianças, como salas de aula, sala multiuso, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das áreas administrativas e de serviço.

A partir de um Projeto de Lei de autoria do ex-vereador Elias de Sousa Pereira e aprovado pela Câmara Municipal, a Creche recebeu o nome de Carolina Lélis de Aragão, ilustre cidadã jaicoense falecida em setembro de 2013, aos 93 anos. “Dona Calu”, como era popularmente conhecida, foi uma grande religiosa, mãe exemplar, que transmitiu aos seus filhos os valores morais da honestidade, simplicidade e firmeza de caráter, e que muito contribuiu para a edificação do município.

A advogada Mazzarelo Aragão representou os familiares na solenidade. Em seu pronunciamento, ela parabenizou o município de Jaicós pela conquista e frisou a participação de todos os gestores na concretização desse projeto em prol da educação. E falou da alegria e gratidão pela homenagem feita à sua saudosa mãe. “É então que a alma transborda e extravasa de agradecimentos, porque vemos nesta menção o reconhecimento por parte dos outros, daquilo que para nós familiares, representou a vida de nossa mãe: dignidade, caráter forte, generosidade, amos à vida e ao próximo”, disse.

O prefeito Neném de Edite, em entrevista ao portal Cidades na Net, afirmou que inauguração da Creche é uma das principais benfeitorias de sua gestão. “A entrega dessa creche é uma das obras mais importantes da nossa gestão, é fruto do esforço e dedicação da nossa gestão. Se passaram seis anos desde que foi começada essa obra. Nós tivemos que investir recursos próprios para que essa obra saísse definitivamente do papel para servir à população de Jaicós. Todo o recurso já havia sido liberado, mas o prédio não tinha condições de funcionamento. Fiz compromisso com a população e comigo mesmo de terminar e inaugurar. E hoje estamos aqui para concretizar esse projeto”, disse.

Para o gestor municipal, uma boa infraestrutura para acolher a comunidade escolar é indispensável para a melhoria da qualidade da educação. “Educação é uma das nossas prioridades. Investir em educação significa investir no futuro da nossa cidade, do nosso país”, disse. O prefeito enalteceu a figura da homenageada, Dona Calu, e agradeceu as presenças dos familiares no evento de inauguração.

Em seu pronunciamento, Neném de Edite elencou algumas das conquistas em apenas seis meses de governo, como a aquisição de um trator com implementos agrícolas, de um ônibus escolar e de uma picape Fiat Toro, para a Saúde. Citou, ainda, investimentos em iluminação pública. “Quem anda em Jaicós hoje vê a mudança. Grande parte da cidade está iluminada. E até setembro nós vamos concluir em toda a cidade”, disse.

A secretária municipal de Educação, Sônia Ribeiro, enfatizou que a nova Creche é uma grande conquista para a educação municipal. “Hoje estamos tendo a felicidade, o prazer e o compromisso com a educação do nosso município, ao entregarmos essa grande obra para a população do nosso município”, disse, salientando que, com a inauguração, a Rede Municipal de Ensino passa a ofertar, a partir do segundo semestre, uma nova modalidade de ensino. “Jaicós é uma cidade centenária, mas até hoje não tínhamos a oferta dessa modalidade de ensino, voltada para crianças de até três anos. Portanto, a inauguração da Creche Dona Calu é um marco para a história da educação no município de Jaicós”, pontuou. Ao finalizar seu pronunciamento, a gestora enfatizou a importância de se investir nas crianças e adolescentes e conclamou pela união de todas as forças políticas e segmentos da sociedade para trabalhar e contribuir com o desenvolvimento do município.

Diversas outras autoridades estiveram presentes na solenidade, dentre estes, o deputado federal Júlio César e o deputado estadual Georgiano Neto, ambos do PSD, correligionários do grupo político liderado pelo prefeito Neném de Edite. Além prestigiarem a inauguração da Creche, os parlamentares anunciaram novos investimentos para o município, mostrando resultado da representatividade dos mesmos na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Piauí e juntos aos Governos Federal e Estadual.

Georgiano Neto informou que, no mês de julho, o município de Jaicós receberá uma nova ambulância para o Hospital Florisa Silva. “Até agora, com essa nova remessa, serão apenas 16 ambulâncias entregues no Piauí, e uma delas, será aqui para Jaicós, graças ao nosso empenho junto ao Governo do Estado”, disse. Outra conquista na área da Saúde será a aquisição de uma ambulância para o SAMU. O deputado informou que já foi aprovado pela Comissão Bipartite e confirmado o secretário de Saúde, Florentino Neto. “Nos próximos 30 ou 45 dias Jaicós estará recebendo mais esse importante reforço”.

Georgiano anunciou, também, a aquisição de um veículo modelo Chevrolet Blazer, para a guarda municipal, e recursos para a pavimentação. “Já foi autorizado o processo licitatório para a construção de 21 mil metros quadrados de asfalto e 7 mil metros de calçamento para as ruas da cidade de Jaicós. Estamos aqui respeitando e prestando contas do nosso trabalho, voltado realmente para aqueles que mais precisa. Essas são ações do nosso trabalho em parceria com o Governo do Estado, com o deputado Júlio César, atendendo as prioridades que você, Neném de Edite, nos levou”.

O deputado federal Júlio César também prestou contas de seu mandato em prol do município de Jaicós, e citou a aquisição do trator, no início deste ano, e de um caminhão compactador de lixo, que já está em Teresina e deverá ser entregue ao município nos próximos dias. O parlamentar anunciou, ainda, a destinação de mais de 2 milhões de reais em emendas para o município de Jaicós. Segundo o presidente estadual do PSD, serão R$ 1,3 milhões destinados para calçamento e outros 750 mil reais para custeio da saúde. Essas são ações individuais deste parlamentar para o município de Jaicós, além de outras coletivas que também contemplam esta cidade. Em seu pronunciamento, Júlio César reafirmou o compromisso de apoiar a gestão do prefeito Neném de Edite e continuar trabalhando por Jaicós. “Eu, o Georgiano e o nosso governador, que tem ajudado e vai continuar a ajudando, vamos fazer um tripé e transformar Jaicós e a sua gestão na melhor, numa gestão de resultados em favor de sua gente”, finalizou.

Na mesma solenidade, o prefeito Neném de Edite, também anunciou a realização de obras com recursos próprios. Segundo ele, na próxima semana serão iniciadas as obras de ampliação da rede de iluminação da Avenida Frutuoso Jusselino, no trecho entre o Hospital e o balão de acesso à BR 407; em 15 dias vai assinar a Ordem de Serviço para a construção de 3 mil metros de calçamento na zona urbana, obra que será feita com recursos próprios. O gestor informou, ainda, que 80 mil reais serão investidos na aquisição de equipamentos para o Hospital Florisa Silva. “Vamos reabrir o Centro Cirúrgico para que os filhos de Jaicós possam nascer em sua terra”, pontuou. Também está em processo licitatório a construção de 20 boxes na feira dos animais, com banheiros e iluminação. Inicialmente, segundo o gestor, serão construídos quatro boxes e quatro banheiros. Ao finalizar, o gestor municipal destacou o apoio que os deputados Júlio César e Georgiano Neto tem dado ao município e reafirmou sua vontade de trabalhar por Jaicós. “Nosso desejo de trabalhar é incansável. Administrar Jaicós não tem sido fácil, mas temos nos empenhado diariamente em fazer o melhor para nossa gente. Jaicós já está de cara nova e muitas coisas ainda vão acontecer ainda este ano”, disse.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Branco Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal, Irmão Jessé, os vereadores Márcio Crisanto, Oziana Oliveira, Francisca Rodrigues, Sirlene Lopes, Divino Macedo, Ednaldo Santana; os secretários municipais Sônia Ribeiro (de Educação) Omaciana Franco (de Saúde), Osmildo Oliveira (de Obras), José Acelino (do Gabinete), Audeli Coutinho (de Assistência Social), Dejerson Lima (de Cultura), Osmilvan Oliveira (de Controladoria), Luvercy Carvalho (de Desenvolvimento Rural), Dr. José Maria, diretor do Hospital, dentre outras autoridades e personalidades.