Saúde de Jaicós realiza entrega de respiradores portáteis, que auxiliarão no atendimento a casos graves do coronavírus

A Saúde de Jaicós ganhou um importante reforço voltado ao atendimento a pacientes acometidos pelo coronavírus. O município foi contemplado pelo Ministério da Saúde, com a doação de respirador portátil, equipamento de fundamental importância no tratamento dos casos mais graves da doença.

Jaicós recebeu dois respiradores, que foram entregues pela Secretaria Municipal de Saúde, na manhã do último sábado (01), no Hospital Florisa Silva. Com a aquisição, o município agora está preparado para dar suporte a possíveis pacientes que venham a apresentar insuficiência respiratória.

Os respiradores ajudam os pulmões a inspirar e expirar quando a pessoa não tem a capacidade de operar seu sistema respiratório normalmente. Um respirador tem uma reserva de ar alimentada com ar e oxigênio. Essa reserva é comprimida diversas vezes por miA secretária de Saúde, Audeli Coutinho, disse que os aparelhos ficarão nas ambulâncias do hospital e do SAMU. “Recebemos dois respiradores que o Ministério da Saúde doou e a Secretaria de Saúde de Jaicós está entregando. Como são respiradores portáteis, a gente vai estar utilizando um na ambulância furgão do hospital, que é a maior, e outro vamos deixar na ambulância do SAMU e usar também no hospital, para caso tenha a necessidade de estar levando um paciente de um ambiente a outro” disse.nuto, o que força o ar a ir até os pulmões do paciente, que ficam conectados ao aparelho por tubos e válvulas.

O Assessor Técnico da secretaria, Kainã Mendes, falou que é de suma importância que o município tenha esse suporte. “A importância dos respiradores é para realmente garantir o transporte ventilatório aos pacientes possivelmente acometidos pela Covid e que eventualmente venham a desenvolver uma fase mais grave da doença. Então, é importante que o serviço de assistência do município tenha esse suporte, tanto pela parte profissional, como também pela parte de equipamentos, para garantir um atendimento adequado aos pacientes”.