Prefeitura De Jaicós Realiza Atividades Em Alusão Ao Dia Mundial Contra O Trabalho Infantil; Fotos E Vídeo

O dia 12 de junho foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, com objetivo de conscientizar toda a sociedade da não exploração da criança como mão de obra.

Em alusão ao dia, a Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, coordenação do AEPETI (Ações Estratégicas para Erradicação do Trabalho Infantil), CREAS, CRAS, SCFV e Conselho Tutelar, realizou nesta segunda-feira (12), uma panfletagem em diversos pontos da cidade e uma concentração na Praça Getúlio Vargas, centro de Jaicós, onde houve abordagens para conscientização da população sobre a necessidade de denunciar a exploração do trabalho infantil, com apresentação da Companhia Cultural Icós.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Audeli Coutinho, a ação realizada nesta segunda tem como foco a responsabilidade social na prevenção do trabalho infantil “Atividades como estas nos auxiliam e nos incentivam na desconstrução dessa prática que possuem números assustadores em todo o país, mas que com trabalho, coragem e esperança conseguiremos extinguir”, disse.

Também participaram das atividades o vice-prefeito de Jaicós, Branco Rodrigues, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Jaicós, Zé Acelino, a coordenadora do NASF, Malvina Freitas, coordenadora do CREAS, Larisse Dias, coordenadora do SCFV, Ana Júlia, coordenadora da Vigilância Sanitária, Aureni Paiva, conselheiros tutelares e vários profissionais da Secretaria de Assistência Social e do NASF.

O que é o trabalho infantil?

Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças abaixo da idade mínima legal permitida, conforme a legislação de cada país, sendo que no Brasil é permitido trabalho a partir dos 16 anos (exceto nos casos de trabalho noturno, perigoso ou insalubre) ou a partir dos 14 anos, na condição de aprendiz.