Palestras E Apresentações Marcam O Dia Nacional De Combate À Exploração Sexual De Crianças E Adolescentes Em Jaicós

A Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o CREAS, realizou no final da tarde desta quinta-feira (18), na Quadra Poliesportiva Geraldo Matos Silveira no centro da cidade, realizou palestras e diversas apresentações em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Várias autoridades locais participaram do evento, como o prefeito Neném de Edite, secretários municipais, Audeli Coutinho (assitência Social), Sônia Ribeiro (Educação), Osmildo Oliveira (Obras), Degeson Lima (Juventude) e Zé Acelino (Gabinete), Jessé Gonçalo (presidente da Câmara Municipal), vereadores (as), Oziana Oliveira, Sirlene Lopes e Ednaldo Santana; Katiúscia Dantas (presidente do CMDCA), Larysse Dias (coodenadora do CREAS), Dr. Miguel Carneiro (delegado de Plícia Civil de Jaicós), Dr. Antônio Caetano (Defensor Público de Jaicós), Malvina Silveira (coordenadora do NASF), Anunciação (coordenadora do CRAS), Ivan (coordenador do Bolsa Família), Emanoel  Carvalho (coordenador do Conselho Tutelar), Luzia (coordenadora Pedagógica da Educação), Socorro Carvalho (supervisora da Rede Estadual de Ensino), sargento Luís Tarciso (representando a 3ª CIA da PM) e Rosângela Silveira, diretora da Escolinha Pequeno Polegar.

Ao abrir o evento a secretária Municipal de Assistência Social, Audeli Coutinho falou da sua importância “É um momento de luta pelos Direitos Humanos de crianças e adolescentes. Todos nós temos que defender diariamente os direitos de meninas e meninos de crescerem de forma saudável e protegidos”.

O prefeito Neném de Edite  agradeceu o empenho de toda a equipe pela realização do evento que tem como principal objetivo chamar a atenção da comunidade para a participação na proteção de nossas crianças. “É muito importante que todos denunciem possíveis abusos contra nossas crianças e adolescentes. É nosso dever denunciar e protegê-las para conquistarmos uma sociedade melhor”, disse.

O delegado de Polícia Civil de Jaicós, Dr. Miguel Carneiro, ministrou uma breve palestra enfocando a pedofilia.

“O abusador é um aproveitador. Ele aproveita de algumas circunstâncias, do fato dele exercer uma atividade que o coloque em contato direto com crianças e adolescentes e também dentro da própria família, quando ele tem oportunidade de estar sozinho com a vítima. Oferece favores para essas crianças, coisas pequenas, mas para os pequenos são importantes, como doce, brinquedos e presentes.”

Durante sua palestra o Defensor Público Dr. Antônio Caetano objetivou levar a reflexão da responsabilidade dos pais de estarem atentos aos perigos que rondam seus lares e a comunidade, bem como prevenir situações de pedofilia, tráfico, abuso e exploração sexual.

“O tema é sério e relevante. Gostaria que não tivéssemos esse problema, mas como ele existe, temos que enfrentar. As crianças precisam ser protegidas pelos adultos e qualquer abuso precisa ser denunciado”, disse..

Alunos e professores de escolas municipais, estaduais e particulares, também participaram e fizeram apresentações com o tema voltado ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Os alunos da Escola Estadual Professor Mariano fizeram uma dramatização..