02 de Maio de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Prefeitura de Jaicós doa terreno e Fundo Previdenciário do Município ganhará sede própria

A Prefeitura de Jaicós, gestão do prefeito Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, se prepara para o desenvolvimento de mais um importante projeto para a cidade: a construção da sede própria do Fundo Previdenciário do Município de Jaicós-FUNPREJ.

Na manhã desta quinta-feira (17), uma reunião foi realizada no Gabinete do Prefeito Municipal, onde foi apresentado e discutido o projeto de construção da sede. Participaram do momento o prefeito Neném de Edite, a gerente do FUNPREJ, Daniela Macedo, Rosa Irene Sousa, Assistente Administrativo Financeiro do FUNPREJ, e o Diretor-presidente da SERCONPREV, Ildemar Silva, que apresentou o projeto.

A construção do espaço físico que sediará o FUNPREJ, será feita com recursos do fundo de reserva, que possui atualmente cerca de 849 mil reais. Para a obra, a previsão é que seja feito um investimento de cerca 750 mil reais, garantindo que o fundo de reserva mantenha um saldo positivo.

A sede própria do fundo, que será localizada na principal avenida da cidade, Engenheiro Ribeiro Gonçalves, será construída em um terreno que foi doado pelo gestor municipal, ainda no mês de abril.

Hoje, o Fundo Previdenciário funciona no mesmo prédio da Prefeitura Municipal. Um dos objetivos da construção da sede, é proporcionar um melhor atendimento aos contribuintes previdenciários, ativos e inativos do município.

O Diretor-presidente da SERCONPREV, Ildemar Silva, disse que a sede permitirá uma maior identidade ao Funprej e ainda uma melhor condição de atendimento. “Esse foi um momento muito importante, em que discutimos a construção da sede do Fundo de Previdência de Jaicós, o que vai dar uma maior identidade, maior solidez, aumentar o patrimônio do fundo e ter uma condição de melhor atendimento aos servidores do município”.

Ildemar Silva informou que agora, as próximas etapas são a finalização do projeto, providenciar os projetos de execução, preparar a documentação para a licitação e em seguida iniciar a obra.

O Diretor-presidente da SERCONPREV ainda deu detalhes sobre a obra, que segundo ele, deverá ter 500² metros de área construída. “O projeto está prevendo uma área construída de quase 500² metros, com as instalações do fundo, salas de reunião, de apoio, e um auditório para quase 200 pessoas, que vai facilitar a realização de eventos aqui no município e na região, além de ter um bom atendimento aos servidores quando se realizar audiência pública, reuniões dos conselhos e essa política de treinamento que vai ser iniciada a partir do ano que vem”.

A gerente do Funprej, Daniela Macedo, disse que além de garantir a melhoria no atendimento, a construção da sede abre a possibilidade de garantir mais recursos para o fundo. “A gente vai ter um local para o nosso servidor ser melhor atendido e ter uma sede é algo que a secretária de previdência sugere. E isso entra dentro do patrimônio, é uma construção que vai contemplar o Funprej, mas também a gente pode ter espaços para alugar, e é algo que vai contribuindo para que entre mais recursos para que a gente possa garantir a aposentadoria dos nossos servidores”.

Daniela explicou que com a boa administração do fundo e os investimentos, foi possível chegar ao valor atual da reserva. “Desde a criação do fundo, que foi em 2003, está na lei que tem que ter um percentual que vá para a conta do fundo de reserva. Essa conta fica aplicada, e como sempre a gente teve uma boa administração dentro do fundo, esse dinheiro está lá e todos os anos entra mais um pouco e com o investimento ele chegou nesse montante de 849 mil, de onde a gente vai tirar um parte, em torno de 700 mil, para essa construção”.

Ele também disse que a doação do terreno por parte do gestor municipal foi uma grande contribuição para que a construção pudesse ser viabilizada. “O prefeito municipal nos doou o terreno, o que já é algo grandioso, pois se a gente tivesse que comprar um terreno bem localizado, como é o nosso, que fica na Avenida Engenheira Ribeiro Gonçalves, teríamos que ter mais um considerável valor para a compra. Mas conseguimos a doação do terreno pelo prefeito e a gente vai entrar com o dinheiro do fundo de reserva para a construção”.

Por fim, Daniela esclareceu que o valor que será investido na obra, não envolve o dinheiro destinado ao pagamento dos servidores. “E quero destacar que não tem relação alguma com o dinheiro destinado ao pagamento dos aposentados e pensionistas. Esse é um dinheiro a parte, que é obrigatório ter o fundo de reserva para o funcionamento do fundo, então não compromete o pagamento” concluiu.

Fonte: ASCOM - Cidadesnanet