23 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Jaicós vacina 98,85% do público-alvo e atinge meta na Campanha de Vacinação contra Poliomielite

O município de Jaicós conseguiu alcançar bons resultados na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Com uma boa adesão por parte dos grupos-alvo, a cobertura vacinal atingiu 98,85%. Com isso, Jaicós alcançou a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) que é vacinar 95% do público alvo.

Em todo o Estado, dos 224 municípios, apenas 66 atingiram a meta de vacinação na campanha. Jaicós, no total, aplicou 1.116 doses. O maior público atendido foi de crianças de 1 ano, correspondendo a 393. Quanto às crianças de 2, 3 e 4 anos, foram vacinadas 268, 218 e 237, respectivamente.

Por faixa etária, a cidade registrou as seguintes porcentagens em cobertura vacinal: 160, 41 % (1 ano); 90,54% (2 anos); 73,40% (3 anos) e 81,44%, para crianças de 4 anos.

A Campanha de Vacinação contra Poliomielite foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós e Coordenação de Imunização no período de 08 de agosto a 30 de setembro.

A campanha também englobou a Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e de adolescentes menores de 15 anos de idade.

A doença

 

A poliomielite atinge crianças e adultos, podendo atacar o sistema nervoso e provocar paralisia em um dos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção.

É uma doença contagiosa, aguda, causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar, ou não, paralisia.

A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo. Depois, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e pode afetar inicialmente, os membros inferiores, e se generalizar. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.

 

Fonte: ASCOM