19 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Com nova estrutura após reformas, Escolas Francisco Crisanto e Líria Alencar iniciam aulas presenciais

Mais duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Jaicós, voltaram a desenvolver suas atividades de forma presencial. Nesta segunda-feira (14), os alunos das Escolas Francisco Crisanto e Líria Alencar, retornaram às salas de aulas, em um momento de recomeço para a Educação.

Para receber os alunos, as escolas foram adaptadas em termo de estrutura e funcionamento, passaram por reformas e hoje recepcionaram os estudantes com um novo espaço, oferecendo mais conforto e comodidade para o desenvolvimento das atividades letivas.

Na Escola Francisco Crisanto, foi feito o serviço de recuperação de paredes, e pintura nas salas. O piso do pátio também recebeu uma nova cor. Com os reparos, o espaço da escola foi totalmente renovado.

Já a unidade Líria Alencar, recebeu inúmeras melhorias. A escola conta agora com diretoria, secretaria, sala dos professores. Os banheiros e salas de aula também foram ampliados, e a climatização melhorada.

Além de encontrarem as escolas de cara nova, no primeiro dia de aula presencial, os alunos também foram recepcionados pelos professores e toda equipe das unidades de ensino, de forma especial, com direito a ornamentação, lembrancinhas e lanches.

A Gerente Pedagógica, Luzia Isabel, o Controlador Geral, Wandym Lima e a Coordenadora Maria Aparecida, também estiveram nas escolas dando aos boas vindas aos estudantes.

A diretora do Francisco Crisanto, Josefa Reis, falou em tom de agradecimento pelo retorno. “É um momento muito especial e esperado, depois de termos passado quase 2 anos sem estar trabalhando presencialmente com nossos alunos. Só em saber que a gente está com eles em sala de aula, que podemos trabalhar próximo deles, está atendendo as dificuldades presencialmente, isso é muito importante. Agradecemos a Deus por termos voltado, e vamos pedir a Ele que nos dê força para continuar e ter um bom ano letivo”.

Ela também agradeceu ao prefeito Neném de Edite pela reforma feita na unidade de ensino. “Nossa escola foi reformada e hoje está de cara nova. Só temos que agradecer ao nosso gestor, prefeito Neném de Edite, o Wandym, controlador, e toda a equipe da gestão, que fez todo empenho para que hoje já estivéssemos com a escola dessa forma. A reforma ainda não foi 100% concluída, mas como a parte principal foi concluída, e sabemos que a prioridade era retornar as aulas para nossos alunos, estamos retornando, e os demais reparos serão feitos “.

Para Fátima da Silva, diretora da E.M Líria Alencar, o retorno às salas de aula é muito importante para os alunos. “Esse retorno é de fundamental importância, pois nós ficamos esse tempo todo com um prejuízo, principalmente para os nossos alunos. Houve todo o empenho do município na modalidade remota, as escolas cumprindo seu papel, mas mesmo assim, não foi possível atingir todos os objetivos, pois a realidade dentro da sala de aula com o professor, é totalmente diferente, para aquele aluno que recebe a atividade em casa. Eles só aprendem mesmo em sala de aula. Então, graças a Deus estamos iniciando nossas aulas presenciais e muito felizes e satisfeitos por esse momento”.

Sobre a reforma, Fátima disse que representa um sonho realizado. “A escola está linda. Já estou na gestão do Líria Alencar desde 2013, e era um sonho ver isso daqui realizado. Hoje temos diretoria, secretaria, sala dos professores. Os banheiros e salas foram ampliados, foi melhorada a climatização. Estamos proporcionando um ambiente aconchegante para nossos alunos e equipe de trabalho. É uma alegria muito grande poder disponibilizar um espaço de qualidade ao nosso alunado”.

Ela ainda agradeceu ao gestor municipal e destacou que a reforma na escola é um benefício para toda a população. “Com essa reforma, que foi muito grande, o Líria agora é uma escola padrão. Muitas pessoas estiveram aqui trabalhando, tinha dias que havia 12 trabalhadores. Então, um trabalho desse beneficia não só a escola, mas também as famílias, pois é gerado emprego para várias pessoas. Só temos que agradecer ao prefeito Neném de Edite por mais esse trabalho que ele fez no nosso município, pois beneficia a toda a população”.

Fátima também agradeceu o apoio dos pais dos alunos. “O Líria Alencar graças a Deus é uma escola de nome, temos essa credibilidade com os pais, o respeito. Só temos que agradecer, pois sabemos que a escola é a extensão da casa do aluno, os pais confiam os filhos a gente. A gente agradece a confiança dos pais, conto sempre com o apoio deles, e é muito importante ter essa consideração”.

A Coordenadora, Ana Zita de Carvalho, também manifestou alegria pela retomada das atividades. “Após 2 anos de pandemia com as aulas remotas e híbridas, é muito bom ter o nosso alunado de volta a escola. Para esse reencontro, preparamos uma recepção de boas vindas, com entrega de cartões, apresentação dos professores e turmas, e um delicioso lanche. O desejo é que nossos alunos sintam-se acolhidos e que tenhamos um ano letivo produtivo”.

Ela ainda agradeceu pelas melhorias feitas na escola. “Após uma reforma estrutural nossa escola se encontra ainda mais preparada para o tão esperado retorno. Para mim, que trabalho nessa instituição há 22 anos, ver ela de cara nova, é um sonho realizado. Em nome da instituição Líria Alencar, agradeço ao gestor Neném de Edite pelo excelente trabalho feito na escola, e pelo seu grande empenho por uma educação de qualidade”.

A Creche e Pré-Escola Tia Lourdinha, também está passando por reforma e ampliação. Através da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Jaicós está investindo com recursos do VAAT, cerca de R$ 84 mil.