28 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Jaicós é contemplado com mais de R$ 130 mil em recursos para investimento na Educação Infantil

O município de Jaicós é um dos contemplados com recursos destinados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e vai receber mais de 130 mil reais para investimento na Educação Infantil.

Os recursos são do Programa de Apoio a Novas Turmas da Educação Infantil, criado em 2012, que destina-se ao atendimento de crianças matriculadas em novas turmas da educação infantil, em estabelecimentos educacionais públicos ou instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com o poder público.

A portaria autorizando a liberação dos recursos, foi publicada no Diário Oficial da União, na última terça-feira (06). Além de Jaicós, serão contemplados também os municípios de Vila Nova, Francisco Macedo, Anísio de Abreu, Barras, Capitão de Campos, Cristino Castro, Domingos Mourão, Pau D’Arco, Piracuruca, São João do Arraial e São Miguel do Tapuio.

Para o município de Jaicós, será destinado, no total, R$ 132.264,41. O Secretário Municipal de Educação, Antônio de Pádua Carvalho, disse que o recurso será investido na remuneração de profissionais que atuam na Educação Infantil, conservação das instalações físicas de escolas e aquisição de material didático-escolar.

O secretário disse que o recurso contribuirá para adequar ainda mais as creches para receber os alunos. “Tendo em vista o momento que Jaicós e o mundo todo está vivendo, qualquer recurso destinado a educação sempre será muito bem vindo. E esse recurso que chegará ao nosso município através do programa, vamos utilizar na adequação das nossas creches, em virtude da pandemia, para que nossas creches estejam preparadas para receber nossos alunos”.

Ele informou que serão feitas reformas em duas creches da sede do município e também a aquisição de kits para os alunos. “Vamos trabalhar com a reforma das creches Tia Lourdinha e O Bolinha; com esse teste seletivo que está sendo realizado agora, vamos contratar oito auxiliares para ajuda nas turmas no retorno das aulas, assim como vamos adquirir também os kits pedagógicos a serem distribuídos para cada aluno”.

O gestor da educação ainda falou que a secretaria deve contar também com uma contrapartida do município, para que as ações possam ser desenvolvidas. “Sabemos que o recurso não é suficiente, pois temos turmas de creche também na zona rural e com esse valor é impossível fazer tudo aquilo que a gente pretende, então nós vamos conversar com nosso prefeito Neném de Edite, que como sempre se sensibiliza, deve entrar com uma contrapartida para que esse projeto de melhorias, reforma nas creches, possa ser realizado” concluiu.

Fonte: ASCOM - Cidadesnanet