01 de Maio de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Prefeitura adquire equipamento para reforçar tratamento de pacientes com sequelas da Covid-19

Pessoas que foram acometidas pela Covid-19 no município de Jaicós, contam com o auxílio da fisioterapia para recuperar as capacidades cardiorrespiratórias e minimizar as sequelas da doença.

O acompanhamento e reabilitação pulmonar são feitos através do Centro de Fisioterapia, localizado na sede do Hospital Florisa Silva, onde atuam os fisioterapeutas Jorge de Araújo Rocha, Mayara Alves Martins e Flávio Júnior.

A Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria de Saúde, visando reforçar o atendimento a esses pacientes, adquiriu, com recursos próprios, duas unidades de um aparelho que vai auxiliar no desenvolvimento da fisioterapia

respiratória.

A entrega foi realizada nesta terça-feira (18), pelo prefeito Neném de Edite, à diretora do Hospital Florisa Silva, Auzenir Meneses e ao fisioterapeuta Flávio Júnior. Foram entregues os dois aparelhos, que são chamados de CPAP e duas máscaras oronasal.

“Entregamos esse equipamento que vai ajudar na fisioterapia do paciente pós-covid. Compramos duas unidades do aparelho, utilizando recursos próprios do IPVA. Agora, as pessoas que estão precisando da fisioterapia pulmonar para se curar 100% da Covid, tem a disposição esses equipamentos no Centro de Fisioterapia do Hospital Florisa Silva. É um aquisição que vai ajudar nossa população de Jaicós” disse o prefeito Neném de Edite.

O CPAP (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas), é uma forma de Ventilação Não Invasiva (VNI), com aplicação de pressão contínua para pacientes com dificuldades de respirar.

O método é recomendado, especialmente, para os pacientes que apresentam pós-extubação difícil, edema agudo pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica agudizada, crise de asma agudizada, apneia obstrutiva do sono, fadiga muscular respiratória, doenças neuromusculares, disfunção diafragmática e colapsos pulmonares.

Atualmente, cerca de seis pessoas que foram acometidas pela Covid-19 estão sendo acompanhadas no Centro de Fisioterapia.

O centro funciona de 07:30 às 13:30, com atendimentos de fisioterapia de segunda à sexta. Para as pessoas que precisam ser atendidas, é necessária a realização do cadastro, devendo ser apresentado o encaminhamento do médico do SUS, originais do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência atualizado.

Fonte: ASCOM - Cidadesnanet