28 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Prefeitura de Jaicós e Senar concluem Curso de Pães e Bolos e certificam alunos

Foi concluído nesta segunda-feira (19), o Curso de Produção Caseira de Pães e Bolos, promovido pela Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Ofertado gratuitamente à população, o curso trouxe uma oportunidade de geração de renda para os jaicoenses através do trabalho com panificação, e capacitou 30 pessoas. O curso contou com duas turmas, compostas por 15 alunas, cada, e quatro dias de aula para cada equipe.

Os cursos capacitaram os participantes para a produção de cerca de cinco tipos de bolos e vários de pães. No evento de encerramento, foi feita a apresentação e degustação das produções feitas pelos alunos da segunda turma. A primeira turma, encerrou suas aulas no dia 15 de setembro, quando também foi feita a apresentação dos pães e bolos produzidos.

Em sua fala, a secretária Oziana Oliveira, agradeceu e disse que acredita que o curso foi de grande valia. “Primeiramente agradeço a Deus por esse momento com vocês, pela conclusão da segunda turma do curso. Foram quatro dias para cada turma e creio que foram 4 dias bem aproveitados, de aprendizado para todos. Quero agradecer a cada um de vocês por terem participado do curso, ao SENAR, a dona Verônica, e principalmente a gestão, que custeou todo o material do curso. Tenho certeza que foi uma iniciativa importante para vocês, pra oportunizar uma renda extra. Vocês podem juntar grupos e formar parceira pra vender ou montar sua lanchonete em casa mesmo, e assim vai tendo saída. É uma renda que vocês podem passar a ter, basta ter dedicação e amor”.

Ela também incentivou os alunos a colocarem em prática o conhecimento adquirido. “O que tenho que dizer a vocês é que pratiquem, se dediquem, para que esse conhecimento não fique só no papel. O intuito desse curso é a prática, não adianta só aprender aqui e quando chegar em casa esquecer, deem valor, aproveitem o que aprenderam. E afirmo que não vai ficar só nesse curso, a Secretaria de Assistência Social vai buscar mais oportunidades para a população de Jaicós”.

A Chefe de Cozinha, Verônica Lima, que ministrou o curso, agradeceu aos alunos e a parceira do SENAR com o município. “Quero agradecer em primeiro lugar a Deus, encerramos hoje a segunda turma, com um longo dia de trabalho, mas é algo que faço com amor. Só em estar transmitindo conhecimento pra vocês para melhor a vida de vocês e agregar valor naquilo que já fazem, pra mim é muito importante. Quero que vocês não guardem esses conhecimentos na gaveta, mas usem, pois você só se torna um bom profissional se praticar. Agradeço a vocês por estarem aqui, pelo compromisso. Agradeço também a parceria do SENAR, com a Secretaria de Assistência Social e a Prefeitura, isso é muito importante pois eles estão buscando conhecimento pra vocês”.

Aldenoura Batista, disse que fazer o curso foi um sonho realizado e agradeceu aos envolvidos. “Foi de extrema importância esse curso, de muito conhecimento. Gratidão é a palavra certa, pois meu sonho era fazer esse curso e aqui adquiri muito conhecimento. Pretendo agora levar adiante, não deixar parado o que aqui aprendi. Quero agradecer a Oziana, a nossa instrutora Verônica e o prefeito de Jaicós, por conseguir trazer esse curso pra nossa cidade com o apoio do SENAR. Deus abençoe que ele possa trazer mais e mais cursos para Jaicós. E eu vou sempre participar, pois é muito importante a gente estar adquirindo conhecimentos para conseguir uma renda extra com esses cursos”.

No evento, também foi realizada a entrega de certificados para todos os alunos.