29 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Ponto de Apoio da Saúde é inaugurado pela Prefeitura de Jaicós na Lagoa do Sabino e vai aproximar serviços da população

O acesso aos serviços de saúde agora vai ficar mais fácil para os moradores da Localidade Lagoa do Sabino, na zona rural de Jaicós, que ganhou um Ponto de Apoio de Saúde, que chega para melhorar a assistência à população.

Vinculado a Unidade básica de Saúde Joana Carmina da Costa, situada no povoado Pau do Inxuí, o Ponto de Apoio vai aproximar a saúde dos moradores da Localidade Lagoa do Sabino e região, que não precisarão mais percorrer uma longa distância em busca de atendimento na UBS.

Os atendimentos no ponto serão realizados pelo médico Dr.Vitor Bezerra e a enfermeira Natália Policarpo, conforme cronograma a ser organizado pela Secretaria Municipal de Saúde. A equipe conta ainda com Agente Comunitária de Saúde, Dalvanisa Inês e Técnica em Enfermagem, Nádia Dias.

A Agente Comunitária de Saúde, Dalvanisa da Conceição, que vai coordenar os trabalhos no Ponto de Apoio, disse que 164 famílias serão contempladas com os serviços no local, incluindo moradores da Lagoa do Sabino, Serrota I, Chapada do Barreiro, Feirinha e Barreiros.

Para a profissional, o Ponto de Apoio vai facilitar o atendimento aos usuários. Ela agradeceu pela obra. “A importância desse espaço é muito grande e só temos muita gratidão ao pai do céu por esse momento. Damos graças primeiramente a Deus, e segundo ao gestor, que atendeu as nossas necessidades. As pessoas tinham muita dificuldade de acessar os serviços, principalmente os idosos, que se deslocavam ao Pau do Inxuí, e nem todos eram atendidos lá. Então, para nós a implantação desse ponto foi tudo, nosso coração está irradiando de alegria, estou vendo no olhar dos moradores a gratidão ao prefeito. Agora estamos na expectativa de retornar todos os atendimentos para cá”.

Maria José de Paiva, 70 anos, moradora da localidade, que chegava a ir em busca de atendimento na sede da cidade, disse que a obra é muito importante para a comunidade.

“Aqui foi importante até demais porque há anos nós sofria a falta desse postinho. Eu sou doente de minhas pernas, dos braços, tenho diabete, pra ir pro Pau do Inxuí era difícil. Ainda paguei dois frete de moto pra ir tomar vacina lá, e aí não aguentei mais ir, então eu ia pra Jaicós porque o carro que vinha daqui passava na minha casa, aí eu ia lá para a policlínica”.

Ela disse que há anos os moradores sofriam, mas a obra só chegou na gestão do prefeito Neném de Edite. “Graças a Deus esse prefeito Jesus tocou no coração dele e ele teve dó de nós, porque a gente sofria demais. Cobrava Crisanto, cobrava prefeito que entrava, mas eles nunca deram uma solução, só veio chegar agora ‘modo’ este prefeito de Jesus, Neném de Edite. Tenho fé em Deus que tudo vai melhorar, agora nós tamo como nós quer, graças a Deus”.

Para Maria José de Figueiredo, que sempre morou na localidade, o espaço de atendimento representa um sonho realizado. “Isso aqui é um desejo que a gente queria de muito tempo. A comunidade que as pessoas daqui frequentavam é muito distante, as vezes uma pessoa idosa tinha necessidade de ir ao médico e não conseguia porque é muito longe e é muito difícil o acesso para quem não tem um transporte. Então esse ponto é um sonho que hoje está se realizando, muito bom para nós e as comunidades vizinhas. Primeiramente a gente agradece a Deus, depois a Neném, que é um prefeito que está nos representando e realizando muitos sonhos que a gente tinha”.

O mais novo espaço de cuidados com a população rural, foi oficialmente entregue em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (18), com a presença de prefeito Ogilvan Oliveira, Neném de Edite, vice Weslly Bispo, secretária de Saúde, Audeli Coutinho, presidente da Câmara, João Bosco, o Bosquinho, além de outras autoridades municipais e os moradores da localidade.

O prefeito Neném de Edite falou da satisfação em entregar a obra. “Vocês não sabem da alegria por esse momento de hoje, da importância da obra que estamos trazendo para essa região da Lagoa do Sabino. Com esse ponto de apoio vamos trazer a saúde para mais próximo das pessoas. Me lembro quando o médico atendia na escola e tinha que soltar os alunos para sala ficar desocupada, mas aqui hoje tem um lugar adequado, com consultório, para que possamos receber nossos pacientes. E para a equipe, tenho certeza que vocês já fazem isso, mas reforço mais ainda, só tratem as pessoas bem, como elas merecem, com humanidade, pois quem vai a um posto de saúde é pela necessidade. Mas eu sei do trabalho de vocês, do carinho, da competência com o povo da Lagoa e demais comunidades”.

Segundo o gestor, a casa, que foi totalmente adaptada para se tornar o ponto de apoio, foi comprada com recursos próprios do município. Incluindo a reforma e melhorias feitas, o investimento é de quase de R$ 70 mil.

Neném de Edite ainda informou que o intuito é montar pontos de apoio à saúde em várias outras localidades. “Passei o sábado e domingo andando nas escolas desativadas juntamente com o secretário de Obras, e foi feito um levantamento de 13 escolas que não funcionam mais, e todas elas, com um investimento de mais 140 mil reias em recursos próprios, vamos deixar nesse mesmo padrão, e transformar em ponto de apoio, onde vai ter conforto para os médicos atenderem com qualidade”.

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, disse que agora os moradores tem um local adequado para os atendimentos. “Esse ponto vem para melhorar a prestação dos serviços, pois vocês são conhecedores de como era o atendimento de vocês, numa escola onde ao mesmo tempo estava tendo aula. Mas hoje vocês tem um ambiente só de vocês, onde serão realizados todos os atendimentos, inclusive vacinação. Então, é vocês que estão de parabéns, que estão recebendo esse benefício de fundamental importância. Zelem, cuidem bem. E como já foi dito, estamos aqui para servir, para dar o nosso melhor. Só temos que agradecer ao gestor pelo empenho não só pela Lagoa do Sabino, mas por todo município de Jaicós”.

Também estiveram presentes na inauguração, os vereadores Messias Porteira, Dalvenisa da Conceição (Mocinha), Francisca de Manin, José Reis, Ednaldo Santana, e Sirlene Lopes; os secretários municipais Jessé Gonçalo (de Obras), Deusmar Costa (chefe de Gabinete), Osmildo Oliveira (Esportes), Degerson Lima (Relações Institucionais), e João Bosco (Agricultura); os líderes políticos Elias Pereira, Jairo Dias, João de Edmundo, Joel Nilto, Zé Nilton e Josué Carlos; as coordenadoras Patrícia Silva (da Atenção Básica), e Maria das Mercês da Silva; Girlene Carvalho, Assessora da Secretaria de Saúde, Ivo Farias de Oliveira, além dos profissionais que compõem a Equipe de Saúde da Família.

 

Fonte: ASCOM - Cidadesnanenet