29 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Destaque em transparência, Prefeitura de Jaicós conquista selo ouro em avaliação do TCE-PI

A gestão do prefeito Neném de Edite à frente da Prefeitura Municipal de Jaicós se destacou em transparência e está ocupando lugar no ranking entre as cidades do Estado do Piauí com maior pontuação de transparência nas ações.

A Prefeitura de Jaicós alcançou o índice de transparência classificado como Ouro, que é aplicável às entidades cujo índice supera 85% e, ao mesmo tempo, atende a 100% dos requisitos tidos como essenciais na Matriz de Fiscalização da Transparência.

A classificação é resultado de um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) sobre os portais da transparência de Prefeituras e Câmaras Municipais no Piauí, exercício 2022.

A avaliação da transparência no Programa Nacional de Transparência Pública aconteceu em duas etapas: a auto avaliação dos portais pelos jurisdicionados (por meio
do sistema LimeSurvey) e validação pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (por meio do sistema Capture).

Na auto avaliação, o município obteve o percentual de 81,78%, já na avaliação feita pelo TCE, Jaicós conseguiu um resultado ainda mais positivo, alcançando 85,13%, com uma diferença de -3,35%.

A nível estadual, a cidade obteve a 9ª melhor avaliação. Entre os municípios da região, Jaicós conquistou a maior nota. A cidade se destaca ainda por ter alcançado a percentagem de 100% em 7 dos 12 grupos de critérios avaliados, obtendo média geral de 90,27%.