24 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

NUCA de Jaicós promove oficina no CETI Anísio de Abreu sobre Gênero, Diversidade Sexual e Cidadania

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), de Jaicós, segue implementando ações no município, como parte do trabalho voltado à conquista da certificação com o Selo Unicef Município Aprovado.

Integrando as atividades do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes do NUCA, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o núcleo promoveu na manhã desta terça-feira (06), uma oficina, que abordou a temática Gênero, Diversidade Sexual e Cidadania.

A oficina foi realizada no CETI Anísio de Abreu, da Rede Estadual de Ensino, e contou a participação dos estudantes das turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Médio. A Mobilizadora Kelcileyane Pereira e alguns integrantes do NUCA também estiveram presentes.

A oficina foi conduzida pelo Assistente Social do CAPS de Jaicós, Sidney Eduardo, que abordou a temática de forma dinâmica, com apresentação de vídeos e estimulando a participação dos estudantes.

Entre outros pontos, Sidney Eduardo falou sobre gênero e sexualidade, conceituando-os, feminismo e o papel da mulher, igualdade de gênero, violência e homofobia.

O Assistente Social destacou a importância de abordar sobre o tema com o público escolar. “A escola é o principal lugar para incluir, debater e respeitar as diferenças, então é aqui que devemos formar indivíduos conscientes da diferença no outro. Os alunos, muitas vezes, cometem bullying porque isso faz parte da realidade deles fora dos muros das escolas. Não há um debate, não há uma discussão sobre como lidar com as diferenças. É importante trazermos essa discussão para as escolas porque é aqui onde a diversidade predomina. Ações como essa fazem com que esses adolescentes construam uma sociedade mais justa e igualitária, refletindo sobre a importância, responsabilidade e respeito com o outro”.

A Mobilizadora Kelcileyane Pereira explicou que a oficina integra o plano de ação do NUCA e foi promovida dentro da temática “Empoderamento de Meninas e Igualdade de Gênero”.

“Colocamos a ação em prática, convidamos o assistente social do CAPS que prontamente se dispôs a realizar a oficina, e estamos muito feliz, graças a Deus ocorreu tudo bem. Contamos com apoio da Secretaria de Assistência, a secretária Oziana nos ajudou em tudo, no material que foi utilizado na oficina. Agradeço ao Sidney que realizou a oficina de forma brilhante, acreditamos que os alunos e a direção da escola gostaram da ação” disse.

Fonte: ASCOM - Cidadesnanenet