Ônibus Lilás do Programa Mulher Viver Sem Violência visita povoado Esquisito em Jaicós

O Ônibus Lilás do Programa Mulher Viver Sem Violência, por meio do Governo do Estado do Piauí, via coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM/PI), em parceria com a Prefeitura de Jaicós, através das secretaria municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaicós e Conselho Tutelar, esteve nesta sexta-feira (2) no povoado Esquisito, zona rural do município, possibilitando diversas atividades voltadas para as mulheres buscando como foco a valorização da mulher e principalmente, orientar e levar informação sobre violência e meios de se defender.

Participaram do evento o prefeito Neném de Edite, presidente da Câmara Municipa, vereador Irmão Jessé, secretárias municipais: Carol Meneses (Assistência Social), Sônia Ribeiro (Educação), Diretora do Projeto “Ônibus Lilás|”, Josefa Lima, coordenadora do Conselho Tutelar, Leonice e a representante do Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jaicós, Eunice.

Prestigiaram também o evento os vereadores: Divino Macêdo, Bosquim, Francisca e Oziana; coordenadora do NASF, Malvina Freitas, Chefe de Gabinete, Deusmar Costa e os conselheiros (as) tutelares, Emanuel, Solimar, Ielma, Edinéia e Dilma.

Antes da abertura das atividades, várias autoridades falaram sobre o evento, como o prefeito Neném de Edite, que falou sobre a parceria: “O Ônibus Lilás proporciona um belo evento, aproximando a comunidade aos serviços públicos oferecidos, de forma bem esclarecedora e interativa”.

A coordenadora do Programa no Piauí, Josefa Lima, disse que o ônibus adaptado faze parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra Mulheres e constituem uma das ações do Programa “MULHER, VIVER SEM VIOLÊNCIA”, do Governo Federal.“Durante as ações, a equipe realiza conversas e palestras sobre a violência, autonomia feminina e sobre a Lei Maria da Penha. Além disso, distribuí materiais informativos e faz a capacitação da rede de atendimento à mulher vítima de violência”.

A secretária de Assistência Social de Jaicós, Carol Meneses ao falar na abertura discorreu sobre o programa: “O ônibus lilás é uma excelente oportunidade de levar atendimento digno às mulheres do Esquisito. É um momento de prestar um atendimento diferenciado a todas elas”, explicou.

As mulheres do Esquisito e região participaram de uma vasta programação, com palestra sobre a mulher, informações sobre INSS, assessoria jurídica e assessoria da casa da cidadania, como também foram atendidas no Ônibus Lilás.