Jaicós- Prefeito Neném de Edite participa de audiência pública com ACSs e ACEs

O prefeito Neném de Edite (PSD) participou na manhã desta segunda-feira (13), de uma audiência pública na Câmara Municipal de Jaicós com os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e os Agentes de Controle de Endemias (ACEs).

A audiência pública foi de iniciativa do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Estado do Piauí (SINDEACS) que teve como pauta: Quinquênio, Licença-prêmio, 14º salário, Incentivo Financeiro Complementar, Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), PIS/PASEP e PMAQ.

Também participaram da audiência pública o presidente do SINDEACS, Francisco Oliveira da Silva, o secretário de Finanças do SINDEACS, Cruz Castro, os secretários municipais, Omaciana Franco (Saúde), Audeli Coutinho (Administração), Desumar Costa (Gabinete), Lindon Johnson (Finanças), vereadoras Sirlene Lopes e Oziana Silva, o advogado do SINDEACS, Marcos Roberto Xavier, os assessores jurídicos da Prefeitura de Jaicós, Dr. Guilherme Soares e Dra. Erika, os representantes do SINDEACS em Jaicós, Jucélia e Dara (representando os ACSs) e Adenilson o “Deda” (representando os ACEs).

O secretário de Finanças do SINDEACS, Cruz Castro, abriu a audiência agradecendo o prefeito Neném de Edite pela presença: “Fato raro, por isso agradecemos, um prefeito participar de uma audiência pública como essa, onde sindicato e prefeitura debatem reivindicações dos agentes. Mas, já haviam me falado que o senhor é um homem aberto ao diálogo”, acrescentou.

Após a abertura, Cruz Neto leu a pauta das reivindicações e passou a palavra para o prefeito Neném de Edite.

O gestor do municio de Jaicós, após ouvir as reivindicações, se manifestou com clareza sobre as reivindicações da categoria:

“Desde que assumi a administração, sempre tenho me colocado à disposição para debater, dialogar com todas as categorias de funcionários do município. Não estou aqui para tirar nenhum direito, pelo contrário, para fazer assegurar esse direito. Não sou funcionário concursado do município, os concursados são vocês. Eu vou passar pela prefeitura e vocês vão ficar até se aposentarem. Agora, eu dizer aqui, que assumo o compromisso e que vou aceitar todas essa reivindicações, seria uma irresponsabilidade da minha parte, sem antes sentar como minha assessoria jurídica e financeira e avaliar o impacto na receita do município. A crise financeira atinge todos os municípios brasileiros e Jaicós não é uma exceção. Temos conduzido o município até aqui, em quase um ano da nossa gestão, sem demitir e sem atrasar salários”, argumentou Neném de Edite.

O presidente do SINDEACS, Francisco Oliveira da Silva, sugeriu que fosse formada duas comissões, uma com representantes do sindicato e outra com representantes da prefeitura para analisarem com mais profundidade a pauta de reivindicações da audiência.